Eliminadores de Ar
Diversas empresas comercializam equipamentos que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento de água. Porém, estes dispositivos não têm eficácia comprovada e, além de irregulares, os equipamentos podem contaminar a água distribuída ou causar bloqueio no fluxo de entrada do imóvel, trazendo riscos à saúde pública e ao abastecimento.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, “não existe nenhum tipo de dispositivo eliminador de ar aprovado ou autorizado pelo órgão”. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também não regulamenta o uso de tais aparelhos e a Agência Reguladora também não autoriza a instalação de eliminadores de ar.
Testes já demonstraram a ineficácia destes dispositivos. A melhor forma de reduzir a conta é adotar o uso racional e consciente da água.
A Sabesp possui cursos específicos para pesquisa de vazamentos e dicas sobre economia de água. Além disso, qualquer problema no medidor ou na ligação de água deve ser comunicado à Sabesp pelos canais de atendimento.